sexta-feira, 4 de maio de 2007

Se saia Bento XVI!

Gente, esse texto é um desabafo sobre a visita que o Papa pretende fazer ao Brasil (agora em maio?). Em seu discurso, ele afirmou estar "muitissimo preocupado" com a devoção dos brasileiros ao catolicismo, que tem diminuído, segundo ele, assustadoramente.
* Pesquisas deram conta que o Brasil é o país onde há mais devotos no mundo, entretanto a diminuição de católicos praticantes está muito veloz.
Espero que o Papa, com toda sua preocupação voltada para o nosso país, não se esqueça que parte da violência que nos aflige provém da discriminação, do racismo, do preconceito social. Espero que ele não queira somente mais adeptos à igreja, mas queira também que seus conceitos arcaicos, como a abominação do anticoncepcional ou do casamento gay, não dominem as mentes de nossa população tão pobre, reprodutora e sofrida pelas desigualdades, sejam financeiras, sejam sociais.
A diminuição de católicos praticantes não se deu à toa e sim por cansaço, quando perceberam que uma instituição não poderia simplesmente acabar com a miséria e a violência com pregações tão primitivas e demodês. Ao perceber que padres não podiam casar, mas podiam ter transas mal resolvidas com homens, outrora com criancinhas. Sexo dos mais vorazes e perversos, o instinto animal sobressaindo o espírito. E a Igreja tapando os olhos para não perder o que tem desgraçado a humanidade aos poucos: dinheiro.
O povo deixou de ser católico após ouvir o Papa dizer que a família está sendo destituída por conta da mulher, que está se ausentando do lar. A violência juvenil é culpa dela, a sempre mártir na história católica. O Papa acha que mulheres que trabalham fora não podem cuidar de suas famílias e deveriam estar em casa. Pretas, pobres, sofridas, lavadeiras e outras mulheres que dão à vida para conseguir um pão para comer, uma farinha para dar aos seus filhos.
Espero que o Papa, ao vir no Brasil, não alimente o preconceito aos homossexuais. A violência gerada por esse preconceito é grande, principalmente nas metrópoles do país. "Jesus é contra a união de dois homens", diz o Papa. E os malucos, aliados a essa afirmação, saem por aí ofendendo, agredindo e matando gays felizes, bichinhas, loucas transtornadas, fechativas, chiquérrimas, que nada fazem além de correr atrás da felicidade.
Sinceramente, espero que o Papa se ligue que hoje a história é outra. E estou muito preocupado com essa vinda desse babaca ao Brasil, que só tem o intuito de alienar mais ainda essa população ignorante e mal informada. Por mim ele ia se danar junto com João das quantas, e seja lá quem mais tiver sido Papa.
Bento XVI, você só é papa de suas nega meu filho. E ainda tem gente dizendo que você foi escolhido pelo Espírito Santo. Ah, é cada uma... Todos nós fomos escolhido pelo Espírito Santo para aprender nessa vida terrestre. Se saia seu porre.
Hieros Vasconcelos

11 comentários:

Thiago José disse...

[...essa vinda desse babaca ao Brasil... ...Por mim ele ia se danar junto com João das quantas... ...você só é papa de suas nega meu filho... ... Se saia seu porre...]

Hieros,
Não sei se os termos são seus, mas particularmente não fico contente com essa expressiva agressividade. Se o que vem ao caso é exigir respeito, não podemos criticar ninguém dessa forma, mesmo se tratando do Papa...

Quanto ao jus que ele faz dos gays, adeptos da camisinha, sexo antes do casamento... Concordo com tudo que o texto fala. Sabe de uma, acho, ou melhor, tenho certeza, de que a igreja católica brasileira ainda tem um grande número de fiéis pelo fato de ser menos exigente em relação à presenças. É o que comenta-se no texto: a igreja católica, pelo menos a de hoje, busca apenas não perder os “agregados” que ainda tem. Tem gente que se diz Católico Não Praticante – eu me considerava Isso... Hoje sou desprovido de qualquer vínculo religioso, pois acredito que Deus – Onipotente e Onipresente - está comigo em todos os momentos, Independente do fato de que contesto sempre várias ações do homem e meu suposto achismo da não presença dele em alguns momentos, ou do fato de que tenho preguiça de rezar.
Quer saber mais? Os fiéis brasileiros são muito CARAS DE PAU. Nunca vi um povo tão fácil de se apegar à religião, simplesmente por se arrepender de seus pecados ou por puro egoísmo, pois só procura por Deus na hora em que precisa...
Os membros da Igreja Católica ainda não tomaram conhecimento de que as decisões que as pessoas tomam na vida, hoje não são mais de acordo com os seus princípios, e sim, buscam adequações ao estilo de vida menos desprovido de religião e totalmente despojado, que levamos hoje...

Luz de Vela disse...

"Aos diplomaticos e revoltados"
Esse papa é alemão!
Esse papa é um inquisidor!
Imagine que ele falou q as mulheres sao as causadoras do desempregos e má conduta dos fillhos na sociedade.
Gente! Cuidado com esse homem, ele é o arquétipo do demonio!
Muita luz p nós, nessa longa jornada q vai ser c esse Bento, viu!

Anônimo disse...

É, acho que vc tem razão. A Igreja Católica está mais preocupada com a manutenção do seu status e poder do que com o bem estar e a felicidade do ser humano.´
As posições de Ratzinger são um retrocesso humanitário . Li outro dia a frase de um filósofo, não me lembro qual, que dizia mais ou menos assim: "Se vc quer abrir mão de pensar entre para um partido ou para uma religião".
É claro que não é uma verdade absoluta, mas os exemplos estão aí para serem vistos tanto entre os fanáticos religosos de várias tendências, quanto de militantes de certos partidos que agem como se seus líderes fossem opóprio Deus, incapaz de falhar, de errar, de mentir etc etc etc

Isis Magalhães disse...

Diante de tantos comentários fervorosos resolvi dá a minha palavra aqui. Gente calma, vcs estão um tanto excitados demais.
É muito fácil chegar aqui e acusar alguém, ainda por cima criticar alguém dessa tal forma.
Temos que lembrar que antes de tudo o Papa é uma autoridade, que deve ser tratado com o devido respeito. Mas como se falar em respeito né? Se o próprio presidente, autoridade máxima do país chamamos apenas de Lula.
O que gostaria de falar realmente é que antes de qualquer coisa, o Papa, os padres, diáconos enfim todos os componentes da Igreja seguem regras, que foram ditadas há muitos anos atrás quando foi elaborada a Bíblia. Tudo bem, alguém pode dizer aqui, q as idéias são arcaicas. Que seja, mas quantas modificações não foram feitas?
Hieros, não podemos nos esquecer que o João não sei das quantas que vc citou, foi um verdadeiro guerreiro, visitou lugares e promoveu a paz onde não se havia mais esperanças.
Temos q analisar além do que o Papa fala, as fundamentações dele pra estar falando isso.

[... adeptos da camisinha, sexo antes do casamento, utilização de anticoncepcionais...] como é que o Papa vai ser a favor de tudo isso, se o que ele defende é exatamente aquela fala “ o que Deus uniu o homem não separa.” E que a partir daí o homem e a mulher devem ser fiéis no seu casamento. Se a Igreja prega sexo só depois do casamento, como é que vai defender o uso da camisinha? Isso é um dogma da Igreja e é uma das principais bases da religião.

Dani, sei que para nós mulheres é duro ouvir que somos culpadas pela má conduta dos filhos na sociedade. Mas é a mais pura verdade. Antes de vcs ficarem com uma cara de indignação e desejarem me matar vou explicar. Pesquisas realizadas mostram exatamente essa afirmação que o Papa fez. Pesquisas feitas por psicólogas de diferentes religiões. Sabe porque isso Dani ? Porque nós mulheres, conquistamos os direitos iguais e partimos para o mercado de trabalho, concorrendo com os homens e muitas vezes se sobressaindo. As mulheres deixaram o lar, e quem cuida dos filhos? Pessoas desconhecidas, que não tem muitas vezes nenhum vínculo afetivo, que estão contratadas para desempenhar um papel de mãe. Eu mesmo conversando com minha mãe, ela me disse que não teve tempo de acompanhar minha infância e até adolescência, porque? Porque ela teve que correr atrás, trabalhar para poder me dá tudo o que eu tenho. Não é à toa que o pensamento das mulheres hoje em dia mudou, elas pensam primeiro em se estabilizar financeiramente e depois em ter filhos. Lembro muito bem, quando minha mãe voltou da Itália uma das principais observações dela foi que lá não tinha crianças. E que as poucas que tinha, estavam acompanhadas de suas avós. E essa inversão de papéis as avós se tornarem mães é cada vez mais normal.
Concordo com Thiago quando ele diz que os fiéis são “cara de pau” pois é realmente o que acontece, só lembramos de religião, de Deus, quando as coisas apertam.
Lembrando também que não estou aqui para defender ninguém, só estou passando um conhecimento que obtive a partir de leituras. Estudo religiões pois realmente é um tema que realmente me interessa. Até porque quando minha família se reúne pareci um verdadeiro culto ecumênico. Muitas ações que o Papa faz eu não sou a favor, isso pra não dizer todas. Como por exemplo a liberação para padres se casarem, o que de acordo com a Bíblia é tolerável, porém o Papa Bento XVI de uma linha radical da Igreja, conversador e não admite esse tipo de liberação. E Dani só porque ele é alemão não significa que ele seja inquisidor, afinal a Inquisição foi nos anos de 1209 por ai. Só espero que não sejamos tão radicais, afinal como se combater um radicalismo com outro. E se vocês pensam que a situação está ruim, va lá no Irã, Iraque ou quem sabe virem muçulmano, ai sim vcs verão o que é abstinência de sexo com camisinha ou não.

Hieros Vasconcelos disse...

Thiago, não escrevo pensando se você vai ficar contente ou "descontente". rs
E se você ainda não entende, escrever é uma forma de expressar sentimentos.

Hieros Vasconcelos disse...

Sentimentos agressivos ou não. Respeito eu tenho aos que estão próximos de mim e fazem parte de minha vida. E o que vem ao caso não era discutir sobre respeito, mas sobre a alienação através do PODER. Coisa que a Igreja Católica sempre fez e faz até hoje.

Lucas disse...

Decerto, é um texto extremadamente contrário ao Papa, mas não faço objeções ao muito que se diz - pelo contrário, concordo.

A Igreja nega-se a se atualizar, nega-se a rever os seus conceitos, tudo em nome de uma única religião sem sentido, que prega o mais puro preconceito ("só será salvo todo aquele que estiver com a Santa Madre Igreja") em todos os sentidos. Muitos católicos se afastam desta pela sua posição, e não por serem "infiéis", mas sim por um papa inflexivel, sucessor de outro inflexibilíssimo, que rejeita os preceitos pregados por Pio XI (que preparou uma inciclica rejeitando toda a espécie de preconceito racial, mas morreu três dias antes da sua divulgação e teve sua encíclica arquivada pelo seu sucessor, Pio XII) e João XXIII, o "bom velhinho", que parecia ser um inocente manobrável, mas revelou-se um reformador de marca maior, que modificou os conceitos da Igreja, mas pouco durou (seu pontificado durou cinco anos, para a infelicidade dos católicos reformistas).

Bento XVI é passageiro, durará apenas mais seis, sete anos. Em breve, um novo papa liberal será eleito, e aplacará toda esta onda de preconceito. Em breve...

Thiago José disse...

Hieros,
Desculpe-me se causei incômodos com o meu jeito moderador e repressor, reconheço que faço essa linha; mas como já lhe disse, fico em cima do muro mesmo!!!! A moeda tem dois lados, concorda? Rsrsrsrsr... Não se incomode com o que eu comento, pois garanto que apesar de me expressar da forma como me expresso, respeito a sua opinião, mesmo discordando dela. E se discordo, tenho que opinar e explicar porque discordo...
Acho que não entendi mal não, a discussão é referente a respeito sim. Impor à sociedade um pensamento retrogrado baseado em dogmas ultrapassados é uma falta de respeito por parte da Igreja Católica. Portanto, quando julgamos ou fazemos jus de forma “agressiva”, damos margens para retóricas “agressivas”... Hoje eu não cultivo nenhum tipo de religião, mas já pensou no meu real descontentamento com sua forma de expressão seu eu fosse católico? Achei um “desrespeito” com o propósito da sua indignação, apenas isso...
“A razão não se torna mais convincente porque foi gritada.”

Alejandro Casona (1903 – 2003), dramaturgo espanhol.

O que nos resta é contestá-la... E foi o eu fiz...

Thiago Sales...

Hieros Vasconcelos disse...

O grito, muitas vezes, liberta a alma. Já experimentou gritar na beira de um abismo?
E quando não querem te ouvir, grite! A Igreja Católica tem tapado os ouvidos todos os dias para a voz de muitos. Então gritemos!

Anônimo disse...

que Deus me perdoe, mas eu nao fui com a cara desse papa!
ele parece mais esse povo de antigamente, que é contra tudo!
tem q legalizar mesmo o casamento gay...
e a igreja tem que cada vez mais buscar trazer os fieis para ver se com o conhecimento das palavras de Deus essa violencia diminua!
o povo ta precisando mais de Deus no coração, e nao se afastar dele,e é o q esse para ta "queredo".

Anônimo disse...

Você esta certíssimo colega Hieros. Apesar de ser evangélica, eu estimava muito o antigo Papa João Paulo. Ele era um exemplo de como se deve fazer boas Relações Internacionais. A diplomocia deve ser mostrada em todos os momentos em que são tratados assuntos polêmicos como o aborto, o divórcio, adoção de crianças por casais gays...
O Brasil demonstrou em nº de devotos que este Papa Bento XVI não é mesmo lá estas coisas se nos lembrarmos do antigo.

Fora a HIPOCRISIA!